#chegadealzheimer

apresentacao-logotipo-8.png

Conheça o projeto

  • @projetocerebroemacao
  • @projetocerebroemacao

#chegadealzheimer

Desde que soube que o Alzheimer começa a se instalar no organismo 30 anos antes de manifestar os primeiros sintomas, uma inquietude me tomou conta, pois, se não estamos falando de algo que só se inicia na terceira idade, estamos então falando de algo que pode estar presente desde a juventude. O que significa que devemos atuar cedo na prevenção dos fatores causadores para retardar ou nem chegar a desencadear o processo demencial de uma doença que não afeta apenas o indivíduo, mas toda a rede de apoio em seu entorno!

 

Para dar vazão a essa inquietude pensei em alternativas para que a população jovem tivesse acesso a essa informação: existem mudanças cotidianas possíveis no caminho da prevenção. 

Ainda esse ano (2020), a Lancet publicou um artigo somando aos já conhecidos fatores de risco para processos demenciais, outros três elementos que podem contribuir nesse processo. Para além de fatores genéticos, é sabido então que existem outros elementos que podem desencadear um processo degenerativo como o Alzheimer. Muitos deles ligados ao estilo de vida que levamos.

 

Não é apenas sobre nosso consumo de álcool em excesso, nosso tabagismo, a não prática de atividades físicas, mas também sobre vivermos expostos à poluição, tabagismo passivo, se crescemos sem acesso à educação, se não temos acesso a campanhas de prevenção de acidentes (no intuito de prevenir traumas cerebrais) etc. 

Se por um lado existem muitas medidas preventivas para vários dos fatores descritos acima, por outro, vemos em nosso país (e outros países de baixa e média renda), falta de políticas públicas que ofereçam condições para que a devida prevenção contra as diversas demências, entre elas o Alzheimer, sejam tomadas. Por isso nasceu o Projeto Cérebro em Ação!

Em 2018 começamos com ações públicas no Parque do Ibirapuera em São Paulo para que a população tivesse um dia dedicado à informação e prevenção. Com aulas abertas de meditação, desafios cognitivos, exercícios físicos e exames rápidos para checagem de glicemia e audição.

Estamos em processo de expansão desse projeto para que as noções preventivas e de conscientização da sociedade seja ampliada para todo país. Para isso, estamos a ser um dos voluntários por todo o Brasil e assim, realizar em sua cidade ações como as que tivemos em São Paulo!

Agora, além do sempre querido apoio da ABRAz, contamos também com o apoio do Vida Veda para reunir esse time de voluntários País afora, somando esforços conosco diversos profissionais de saúde e das mais diversas áreas para juntos dizermos #chegadealzheimer!

Para habilitar os voluntários, preparamos, junto ao Vida Veda, aulas abrangendo a área da saúde e o suporte teórico necessário. Assim como na área de treinamento cognitivo e físico e a área social, importante para agirmos de forma humana e assertiva por onde passarmos.

_MG_7141-Editar.jpg

Alzheimer, estilo de vida e prevenção

apresentacao-logotipo-dente.png
apresentacao-logotipo-dente 2h.png
apresentacao-logotipo-dente solto.png
apresentacao-logotipo-dente 2h.png
apresentacao-logotipo-dente 2v.png
apresentacao-logotipo-dente solto.png

#chegadealzheimer