#chegadealzheimer

10. Baixa escolaridade na infância

11. Lesões cerebrais traumáticas

12. Poluição do ar

O que é ser um Dente-de-Leão?

Dente-de-Leão é aquela pessoa que se identificou com esse projeto e se dispôs a ser uma voluntária.

Por que os voluntários são chamados Dente-de-Leão?

O Dente-de-leão é a marca do Projeto Cérebro em Ação, assim como essa planta espalha suas sementes ao ser assoprada, nós espalhamos conhecimento e conscientização para serem germinados em ações de prevenção da doença de Alzheimer.

Sim, é possível prevenir essa doença em até 40% dos casos. Estudos mostram 12 fatores de risco modificáveis para Alzheimer e é com base nesses fatores que levamos nossa mensagem.

Como esse trabalho é feito?

Por meio das redes sociais e eventos presenciais. Ainda estamos dando os primeiros passos nesse projeto e temos muito a aprender.

Nossa primeira semente germinou em setembro de 2021 com a formação da primeira turma de voluntários. Devido à pandemia, começamos a atuar somente nas redes sociais. Foi um movimento lindo, pois a prática de aprender algo novo começou aqui. Todos tiveram que criar conteúdos para Instagram e Facebook. Pessoas que nunca haviam utilizado plataformas de design gráfico e de edição de vídeo deram o seu melhor para espalhar nossa mensagem. O desafio tem sido construtivo e gratificante, conhecemos pessoas novas e aprendemos umas com as outras.

Nossa segunda semente está germinando, teremos a segunda formação no final de abril de 2022 e já estamos nos preparando para os eventos presenciais.

O que é preciso para ser um Dente-de-Leão?

As inscrições para o projeto são abertas uma vez ao ano. Portanto, é preciso ficar atento para a próxima chamada.

Qualquer pessoa que se identificar com essa causa e tiver compromisso com o voluntariado pode ser um Dente-de-Leão.

Assim que as inscrições forem abertas é só preencher o cadastro e aguardar a data prevista para a liberação gratuita do Curso Cérebro em Ação, entrega da avaliação e formação. A proposta é você doar ao menos um dia do mês para as atividades do projeto, além de participar das reuniões mensais com os coordenadores e das reuniões do seu grupo. Sua atuação se encaixará de acordo com suas habilidades e região onde mora.

Após realizar essas etapas você será um Dente-de-Leão.

Fique atento para a próxima chamada!

Não há nova chamada no momento, o que eu faço?

O quê? Você está pensando que não vai poder fazer nada agora só porque não há nova chamada para voluntários nesse momento?

Mesmo não sendo voluntário você tem um compromisso com a saúde do seu cérebro, continue se cuidando e incentivando os que estão ao seu redor a se cuidar também. Mas não é só isso, você também pode divulgar esse trabalho para que mais e mais pessoas tenham conhecimento desses 12 fatores de risco para Alzheimer e como evitá-los!

Siga a gente nas redes sociais, curta, compartilha nossas dicas, participe dos desafios, dê sua opinião e divulgue esse trabalho para quem você ama.

O Alzheimer não tem cura, mas existe 12 fatores que podemos evitar para prevenir essa doença em até 40% dos casos.